Ferramentas para Usinagem
Nem sempre é possível se produzir peças e componentes para máquinas e equipamentos em geral no formato ou com as dimensões que se necessita para uma determinada aplicação. Uma das maneiras de se dar forma a peça é através de ferramentas de corte, que, basicamente retiram material da peça na forma de cavacos até se obter as dimensões e formas necessárias. Existem vários tipos de ferramentas de corte, e trabalhamos com a maioria delas, segue alguns modelos: Broca, fresa, macho, cossinete, pastilhas, serra, etc…
Estas ferramentas de corte podem ser feitas em diversos materiais tais como: aços rápidos ou aços de ferramentas, metal duro e cerâmicas.
Aços ferramentas: possuem entre 0,8 e 1,5% de carbono e possuem ou não mínimas concentrações de elementos de liga, e é processado com tratamentos térmicos simples, o que faz esse material ter um baixo custo de produção, porém sua aplicação é limitada a baixas velocidades de corte e a materiais de baixa dureza. Utilizado na produção de ferramentas domésticas e para carpintaria;
Aços rápidos: possuem grandes quantidades de elementos de liga, sendo o principal deles o tungstênio (pelo menos 7%, chegando a 18%), contendo também consideráveis teores de vanádio, cobalto e molibdênio (entre outros). Possui superior dureza e tenacidade em comparação ao aço-ferramenta, porém sua produção é de complexidade maior, o que faz dele um material de custo elevado.
Metal Duro: Possui ampla utilização como ferramenta de corte devido à elevada durabilidade das ferramentas produzidas, altas velocidades de cortes que podem ser utilizadas e ainda possuem elevada resistência à temperatura (podem atingir até 1000ºC). Composto basicamente de carboneto de tungstênio e cobalto (WC-Co), podem ainda possuir diversos elementos de ligas, o que garante uma grande gama de propriedades que podem ser obtidas, tornando esse material muito versátil.
Cerâmicas: Embora as cerâmicas sejam materiais de comportamento naturalmente frágil e a presença de defeitos possa levar a uma falha catastrófica, a qualidade dos materiais cerâmicos atuais tem melhorado de maneira considerável, o que tem tornado viável a fabricação cada vez mais significativa de ferramentas de corte a partir de cerâmicas.